What's new
VORON Design

Register a free account today to become a member! Once signed in, you'll be able to participate on this site by adding your own topics and posts, as well as connect with other members!

Question NEMA 14 14HS5401-01N on voron 0.1

jonhysfl

New member
Hello, folks!

First post here...
for 1,5 years i've been stacking some parts to build a voron 0.1, last week i got a hold on some nema 14 14HS5401-01N.
Here in Brazil, kits for voron usually are VERY inacessible for the poor maker (like me), and aliexpress now have a 98% fee on international items (item + shipping + tax), so I go to electronics junkyards sometimes and try to find some pieces .
Nema 17 here is readly available here, but, 14's are a hassle to obtain.
The stepper that i've got a hold on is this:

thumbnail_image_67230209.jpgthumbnail_image_67197953.jpgthumbnail_image_67203585.jpg

I'm most concerned to the shaft lenght, just 10mm.
There's any way to use this stepper, or should i go to a full nema 17 with this mod:

Thank for everyone that can help.
Cheers.
 
Greetings! E continuo a resposta em português mesmo. 😉

Uma alternativa é pegar os motores de um fabricante nacional, como a Kalatec: https://loja.kalatec.com.br/motor-de-passo/nema-14/motor-de-passo-nema-14-35hs42 A outra alternativa, caso você não queira comprar os componentes aos poucos seria pegar o kit completo da Siboor - https://www.siboor.com.br/impressoras-3d/kit-impressora-3d-siboorbr-v02-aug -, mas eles estão sem estoque no momento. 😞
Opa!

O valor tá muito bom para estes da kalatec.

Não sabia que a siboor tinha representação no brasil, muito legal.
Comprei o kit de hardware (parafusos, etc) e KlipperScreen com eles no Ali.

Pensei que somente os motores os 40Ncm seriam aplicáveis para a 0.1. Com estes de 20 Ncm, não tem uma chance grande de pular steps? (por aquecimento)
Tenho uma Sapphire Plus V3 em que os motores esquentam tanto, que começa a perder passos. Tive de limitar a velocidade de impressão e baixar o vref bastante para o problema parar de acontecer.

Sobre estes que adquiri, sem chance, correto?

Obrigado!
 
Por incrível que pareça, comprar parafusos aqui no Brasil é mais barato, e temos uma boa seleção de vendedores/fabricantes disponíveis. A imensa maioria dos tamanhos necessários para montar uma Voron podem ser comprados por aqui. Eu gosto bastante da https://www.dallanese.com.br/

Quanto ao aquecimento do motor, isso é mais função de quanta corrente você está definindo para a operação dele: nos drivers da Trinamic você define isso através de configuração no Klipper, nunca mais você terá que plugar um multímetro no driver para medir Vref.

Quanto ao torque, sendo muito realista os motores de 20 Ncm dão e sobram. Minha V0 é o modelo inicial, que usa motores de 23 Ncm da OMC Stepperonline e eu sou capaz de imprimir sem problema algum a mais de 200 mm/s, com travel de 300 mm/s, tudo a 20k mm/s² de aceleração. Os motores de 40 Ncm se tornaram populares em 2021 por causa do #SpeedBoatRace Challenge, uma competição informal proposta em dezembro de 2020 (no auge do isolamento da pandemia) para imprimir um 3D Benchy o mais rápido possível. Então, se você não tem intenção de imprimir um Benchy em menos de 5 minutos, pode ir de boa nos motores de 20 Ncm.

EDIT: e sim, o motor que você tem é bom, mas o eixo dele é curto demais. :(
 
Last edited:
Por incrível que pareça, comprar parafusos aqui no Brasil é mais barato, e temos uma boa seleção de vendedores/fabricantes disponíveis. A imensa maioria dos tamanhos necessários para montar uma Voron podem ser comprados por aqui. Eu gosto bastante da https://www.dallanese.com.br/

Quanto ao aquecimento do motor, isso é mais função de quanta corrente você está definindo para a operação dele: nos drivers da Trinamic você define isso através de configuração no Klipper, nunca mais você terá que plugar um multímetro no driver para medir Vref.

Quanto ao torque, sendo muito realista os motores de 20 Ncm dão e sobram. Minha V0 é o modelo inicial, que usa motores de 23 Ncm da OMC Stepperonline e eu sou capaz de imprimir sem problema algum a mais de 200 mm/s, com travel de 300 mm/s, tudo a 20k mm/s² de aceleração. Os motores de 40 Ncm se tornaram populares em 2021 por causa do #SpeedBoatRace Challenge, uma competição informal proposta em dezembro de 2020 (no auge do isolamento da pandemia) para imprimir um 3D Benchy o mais rápido possível. Então, se você não tem intenção de imprimir um Benchy em menos de 5 minutos, pode ir de boa nos motores de 20 Ncm.

EDIT: e sim, o motor que você tem é bom, mas o eixo dele é curto demais. :(

Eu decidi aguardar mais, para comprar o 40nm, por enquanto, encontrei este aqui:

1708176542200.png
Model: 14PM-M144US05CN

Motor thickness: 37.5mm

Output shaft diameter: 5mm

Output shaft length: 20mm

É usadinho, porem, por enquanto, vão ao menos me dar um gostinho de usar uma Voron. Paguei apenas 15 reais em cada unidade, espero não ter problemas (ainda não chegou).

Tenho usado o:
https://www.parafusofacil.com.br

Mais por questão de consistência, acabei comprando o kit (que já vinha com os rolamentos e "doo dabs". Mas realmente, os parafusos aqui são bem mais baratos.

Sobre o #SpeedBoatRace Challenge. 247printing é uma lenda. Muito respeito, mas, a dedicação pra atingir essas velocidades é demais hahahahahahah.

Quero uma máquina divertida, uns 250mm/s vão me deixar muito satisfeito. Grande parte das peças chegou, estou aguardando so os fans 3007 (que foram difíceis de achar) e as guias lineares.

Posso fazer o buildlog nesse post, ou crio outro?

Valeu pelas dicas.
 
Top